quinta-feira, 10 de abril de 2008

Criticar ou ajudar, eis a questão

"Os Leões só serão colaboradores por iniciativa própria e nunca por pressão"
Quando entrei para o Lions, em 1994, muitas vezes fiquei decepcionado com as atitudes de alguns membros do clube que, na sua roda de companheiros, me ignoravam por ser novato. Eu, que estava chegando, achava que deveria ser o alvo das atenções, afinal nascia ali um novo Leão e isso é realmente um motivo de festa para o Lions Clube.
Mas temos que olhar o lado positivo de tudo em nossa vida. O fato de me julgar ignorado serviu-me de alerta para com os companheiros que vieram depois de mim. Procurava, e mantenho esse princípio até hoje, dispensar o máximo de atenção aos novos membros da maravilhosa família leonística.
A minha satisfação em ver novos companheiros chegando ao clube era tão grande que fiz um compromisso comigo mesmo: o de renovar essa alegria com mais freqüência.
Tudo se transforma em alegria quando vamos às nossas reuniões somente com a intenção de fazer companheirismo e servir, sem preocupação de ficar observando as falhas de qualquer um dos nossos companheiros, mesmo porque todos estamos sujeitos a um erro. É muito mais gratificante quando só conseguimos destacar os pontos fortes do nosso companheiro, as virtudes e as boas atitudes.

Não critique, dê sugestões, indique a solução.
Não diga ao seu companheiro aquilo que você
não gostaria de ouvir. Ser um Leão feliz só
depende de você.

Elogiar aqueles que estão trabalhando com dedicação pode ser uma boa maneira de indiretamente mostrar aos que estão parados ou desmotivados que devem se integrar ao ideal de servir e se dedicar com amor aos projetos do clube. Os Leões só serão colaboradores por iniciativa própria e nunca por pressão. Em Lions não pode haver críticas destrutivas e sim construtivas.
Outro ponto muito importante é a Presidência do Clube. Primeiro estão de parabéns todos aqueles que, mesmo sem tempo para se dedicar ao Lions como gostariam, aceitam a função de presidente com o único e grande intento de servir e, no entanto, passam o mesmo a ser o maior alvo de críticas por aqueles que estão sempre procurando alguma coisa para criticar.
O presidente tem pela frente a difícil tarefa de agradar a maioria, pois sabemos que não há quem consiga agradar a todos. Ser presidente é passar por uma grande escola, a escola de saber servir e agradar, não ter rancor, saber ouvir coisas desagradáveis e ter a grandeza de dizer: "não foi bem assim que ele quis dizer", ou mesmo, "não houve intenção de me ofender".
O presidente de um clube precisa e merece a ajuda de todos os companheiros do clube.
Companheiros. Vejam os acontecimentos do seu clube com os olhos do coração e tudo em sua volta será alegria. Não critique, dê sugestões, indique a solução. Não diga ao seu companheiro aquilo que você não gostaria de ouvir. Ser um Leão feliz só depende de você.
Se até agora não teve muitas alegrias dentro do Lions Clube, faça uma reflexão do fundo de sua alma. Quem sabe você não está no lugar certo, quem sabe você não gosta de ser um homem que sente prazer em ver triunfar o bem e ser uma peça que move essa máquina maravilhosa de servir chamada Lions Clube Internacional. Medite sobre isso!
CL Paulo Fernando Silvestre
Editor do Site de Instruções Leonísticas

Nenhum comentário: